Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Motivos para manter o uso do amianto crisotila




O presidente da Eternit, Elio A. Martins, quando questionado sobre quais seriam os motivos do Brasil manter o uso seguro do amianto crisotila, só conseguiu resumir sua resposta listando 10 razões que você confere abaixo:

01 - Ao eliminar as altas concentrações de poeira no ambiente de trabalho, o Brasil se tornou referência mundial no uso seguro do amianto crisotila. O Brasil possui legislação federal que regulamenta a atividade e um acordo tripartite assinado pelas empresas do setor, entidades de representação de classe, trabalhadores organizados em sindicatos e órgãos de governo sob aval do Ministério de Trabalho e Emprego – MTE. As principais empresas do setor foram pioneiras nesta atividade e também na obtenção de ISO –14001 (gestão ambiental) e OSHAS – 18001 (gestão em saúde e segurança).

02 - A maioria dos países que baniram o amianto operava com mais de 1.500 fibras por cm³ de ar e utilizavam o amianto como isolante térmico, jateando o material nas paredes. A Europa foi totalmente reconstruída no pós-guerra utilizando amianto, principalmente o anfibólio, uma qualidade do mineral que é altamente tóxica. O uso de amianto anfibólio é proibido no Brasil. A decisão da União Européia de banir o amianto somente ocorreu após o fim da demanda (por conta da alta toxidade) e de suas reservas minerais. Também sofreu pressão da indústria química para fazer uso de fibras sintéticas. No caso do Brasil, a regulamentação permite o uso do crisotila com no máximo de 02 (duas) fibras em suspensão por centímetro cúbico de ar, mas a cadeia produtiva opera com limite de 0,10 fibras por cm³ de ar, o que torna o ambiente seguro para os trabalhadores.

03 - Em novembro de 2005 na cidade de Lyon, França, um workshop da Organização Mundial da Saúde avaliou a carcinogenicidade das fibras sintéticas, avaliadas como substitutas para a fibra de amianto. A conclusão foi de que as fibras sintéticas, em particular as de polipropileno, são altamente biopersistentes, o que significa que são altamente tóxicas e cujo risco à saúde humana foi considerado indeterminado por falta de estudos conclusivos.

04 - Recente pesquisa realizada por médicos e com a participação de importantes Universidades brasileiras, com consultoria internacional e participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), confirmou a inexistência de risco em locais onde exista grande quantidade de casas com telhas de amianto, assim como não encontraram doenças relacionadas ao amianto entre trabalhadores que iniciaram na mineração do amianto crisotila nos últimos 30 anos.

05 - Não existem processos contra as empresas em função de doenças relacionadas ao amianto. O mesmo se pode dizer em relação às comunidades do entorno das unidades de produção de fibrocimento e da mineração do crisotila no Brasil.

06 - No Brasil, 99,9% do amianto é utilizado na produção de fibrocimento, principalmente telhas. Neste tipo de produto as fibras estão amalgamadas a uma matriz de cimento que também é um silicato, mesmo quando o produto é quebrado, cortado ou furado e eventualmente venha a liberar fibras, elas estarão impregnadas por partículas de cimento que dificultarão a sua flutuação/suspensão e inalação, tornando o material inofensivo aos pulmões.

07 - Pesquisa utilizando tecnologia de última geração realizada pela Eternit entre moradores de telhados em ambientes abertos mostrou que não existem doenças relacionadas ao amianto entre esses profissionais. São mais de 25 milhões de residências no Brasil estão cobertas com telhas de fibrocimento contendo em média 8% de amianto em sua composição.

09 - Pelo seu custo benefício este tipo de cobertura tem função social no País. É a primeira opção da população de baixa renda depois da lona preta. Aproximadamente 50% das novas construções no País são cobertas com telhas de fibrocimento, algo em torno 250 milhões de m²/ano, incluindo reposição.

10 - O Brasil tem a terceira maior mina de amianto crisotila do mundo, com capacidade de 300 mil toneladas de fibras por ano, e reserva mineral para mais de 25 anos. 

Postagens populares