Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

O que o deputado Thame não fala sobre o amianto



[artigo originalmente publicado no domingo (24/7) no Jornal de Piracicaba]


Por Adilson Santana*

O Brasil é um dos maiores produtores de amianto crisotila do mundo, gerando milhares de empregos e divisas para o país, algo em torno de R$ 3,7 bilhões por ano. Em recente artigo publicado no Jornal de Piracicaba, de autoria do deputado Mendes Thame, com o título “Amianto, Um Resíduo Perigoso”, o parlamentar, infelizmente, desinforma o leitor ao colocar apenas a posição dos que defendem a proibição do uso do mineral no país, muitos deles, sabidamente, com interesses econômicos, o de substituir o amianto crisotila por fibras sintéticas, ainda não estudadas sobre o mal que pode causar.

Além disso, estas telhas de fibrocimento custam cerca de 40% mais caras, e são inferiores às produzidas com o amianto crisotila. Esta inferioridade é facilmente observada nos telhados que contém telhas com fibras sintéticas, que empenam em curto prazo de tempo, além de rachar e provocar vazamentos.

Os trabalhadores, liderados pela Comissão Nacional dos Trabalhadores do Amianto (CNTA), conseguiram mudar a realidade dos seus locais de trabalho, tanto na mineração, como nas fábricas de fibrocimento, que produzem telhas de altíssima qualidade, eliminando a poeira, com a produção sendo enclausurada ou umedecida. Apesar de todas essas mudanças, o Brasil ainda convive com um grupo que defende a proibição total do uso do amianto crisotila no país, ignorando toda a luta dos trabalhadores e as mudanças ocorridas no setor desde meados da década de 80, que eliminaram de vez as doenças na mineração e nas fábricas de fibrocimento.

Apesar de todos esses avanços, um grupo que trabalha pela proibição do amianto, infelizmente, rema na contramão dos interesses nacionais e utiliza dados do passado para proibir o uso do amianto crisotila no país. Trabalhar pela proibição do amianto crisotila é desconsiderar todas as mudanças feitas no nosso país, que é hoje exemplo para o mundo.

Mais de 100 países utilizam normalmente o mineral, através do uso seguro e responsável, como o praticado no Brasil. Além disso, é beneficiar grupos internacionais que estão interessados no nosso mercado, para levar a população a utilizar uma telha de fibrocimento produzida com fibras sintéticas, bastante inferior ao produzida com amianto crisotila e bem mais cara.

O deputado Thame também tem demonstrado incoerência: alega que o amianto é “perigoso”, mas não desenvolveu nenhuma ação para garantir que os trabalhadores, que atuam no setor, tivessem assegurada a aposentadoria especial, apesar de ter sido procurado pelas suas lideranças. O parlamentar também foi convidado para visitar a mina e as fábricas para conhecer a realidade de perto do setor, que há três décadas oferece ambiente de trabalho com total segurança, mas sempre ignorou os convites

* Presidente da Federação Internacional dos Trabalhadores do Amianto Crisotila (Fitac)


Publicado em 26 julho | 2016

Postagens populares