Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Delegação das Filipinas visita SAMA e elogia padrão brasileiro




Durante três dias (4, 5 e 6 de agosto), uma comissão de representantes do governo e do Parlamento das Filipinas percorreu as instalações da SAMA Minerações em Minaçu (GO) e da fábrica da Eternit, em Goiânia, para conhecer de perto a realidade da extração e uso do amianto crisotila no Brasil. Ao final, eles confessaram que a visita superou todas as expectativas, contribuindo para desfazer qualquer tipo de impressão negativa que existia com relação ao mineral e incentivar melhorias nos programas de segurança em seu país, seguindo o exemplo brasileiro.


O congressista Ashley Acedillo, ao tomar notas de cada unidade visitada, disse que levará ao parlamento filipino informações bastante úteis para a adoção de medidas que garantam o uso seguro do amianto crisotila. “O Brasil é um exemplo a ser seguido”, afirmou, em referência às medidas previstas em lei e também aquelas adotadas no âmbito da mineradora SAMA e da Eternit. 

Mas quem melhor resumiu o ponto de vista do grupo foi o conselheiro e ex-ministro do Trabalho filipino Arturo Sodusta. “O problema do amianto crisotila não está mais na forma como se usa em países como o Brasil. O problema agora é de comunicação. O mundo precisa saber que a segurança, tanto para trabalhadores quanto para quem uso produtos de fibrocimento, já foi alcançada”, disse ele. “Esta visita foi totalmente estimulante”.

Além deles, integraram a delegação as representantes do equivalente brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, Vizminda Osoria e Noemi Paranada; e do Ministério do Trabalho, Stella Zipagan-Banawis e Teresita Cucueco.

Nosso Blog entrevistou cada membro da comitiva e estará postando suas declarações a seguir. Aguarde!



Postagens populares