Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

A VERDADE SOBRE O AMIANTO

Os trabalhadores da indústria do fibrocimento com amianto do Paraná estão mobilizados em campanha na defesa de algo que vai além de seus empregos. Mobilizam-se, também, para estabelecer a verdade e apontar que por trás dos movimentos para banir o produto escondem-se interesses de empresas multinacionais ávidas em monopolizar o fornecimento de fibras artificiais derivadas do petróleo, poluentes, biopersistentes e falsamente oferecidas como “produto ecológico”.
Como parte da estratégia de confundir para conquistar, os adversários do amianto apelam para o noticiário a respeito da condenação imposta pela justiça europeia aos antigos donos da empresa Eternit Italiana, em razão de problemas verificados com trabalhadores daquele continente. Omitem, porém, que não existem vínculos entre a empresa italiana e a Eternit brasileira, sendo esta genuinamente brasileira. Omitem, ainda, o fato da Eternit brasileira usar, como matéria-prima, o amianto crisotila cuja técnica de extração e uso pela indústria, regulada política nacional constituída por lei federal e normas do Ministério do Trabalho, obedece aos mais elevados padrões de segurança. 
Os fatos que levaram a Eternit italiana à justiça são de épocas passadas, notadamente nos anos de 1950, quando os países europeus usavam intensivamente, e de maneira errada, um tipo de amianto (o anfibólio) nocivo aos trabalhadores. Este tipo de amianto é proibido no Brasil e desde a década de 80 a indústria nacional adota rígidas medidas de segurança para proteger tanto o trabalhador quanto o meio ambiente.
Como resultado, em nosso país, o risco de trabalhadores do segmento adoecerem foi, este sim, banido. O Brasil é, hoje, reconhecido como referência mundial no uso seguro do amianto crisotila e as empresas que trabalham com o produto, inclusive a mineração, adotam a política de portas abertas para o público em geral. Transparência é a melhor forma de estabelecer a verdade.


Instituto Brasileiro do Crisotila – IBC

Postagens populares