Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

IBC estuda medidas legais contra lei que proíbe o uso do amianto em Minas Gerais



O Instituto Brasileiro do Crisotila – IBC informa que estuda medidas legais contra a Lei 21.114, promulgada pelo governador do Estado de Minas Gerais em 30 de dezembro de 2013. A lei estabelece prazo de dez anos para que cesse o uso no estado de produtos contendo amianto, além de outros prazos para sua importação, transporte, armazenamento, industrialização e comercialização. O IBC destaca que a determinação, além de ir na contramão do desenvolvimento de Minas Gerais, é totalmente desnecessária. 

O uso do amianto no Brasil já é regulado por Lei Federal e, no momento, pelo menos sete Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando leis estaduais de proibição do produto. Nada justifica, portanto, a edição de mais uma norma estadual ante a possibilidade da mais alta corte de justiça do país proferir sua decisão a respeito. 

O IBC ressalta ainda que a cadeia produtiva do amianto crisotila opera com alto grau de segurança, reconhecida no mundo inteiro. Importante destacar que, nenhuma epidemia ou algo parecido relacionado ao produto foi notificado desde a década de 1980, sendo fato notório que a atividade se dá com extrema segurança e qualidade. 

Por último, o IBC salienta que a lei revela total desconhecimento das autoridades mineiras sobre o setor do amianto ao estabelecer medidas que devem ser tomadas pelas empresas antes do fim do referido prazo de dez anos como medições de concentração de poeira, realização de campanhas e adoção de limite de concentração de fibra por metro cúbico. Todas essas ações são de conhecimento das empresas e realizadas há mais de 20 anos pela cadeia produtiva, sendo muito mais rigorosas que as medidas inseridas na Lei Federal 9.055, que regula o uso do amianto no Brasil.

Postagens populares