Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Campanha contra amianto em Santa Catarina apela para o vale-tudo


Uma forte campanha está em curso, neste momento, em Santa Catarina para que se aprove uma lei proibindo o uso do amianto crisotila no estado. Ao mesmo tempo, o Ministério Público do Trabalho pressiona lojistas a não revenderem telhas de fibrocimento com amianto, sob pena de responderem a ações judiciais. Os adversários do produto fazem propaganda alarmista em jornais e até em ônibus, num jogo de vale-tudo.

É mais do que evidente que o maior interessado é a indústria petroquímica multinacional fabricante de fibras sintéticas, caras e poluentes. Em inúmeras manifestações, o Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC) alertou para os riscos (reconhecidos inclusive pela Organização Mundial de Saúde) que essas fibras representam para a saúde dos trabalhadores.

Em nota pública que está sendo dirigida à população de Santa Catarina, o IBC lembra que o uso do amianto crisotila, produto cem por cento nacional, é regulado por Lei Federal e submetido aos mais exigentes controles de segurança. Ignora-se que já está em discussão no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) a constitucionalidade de outras leis estaduais que proíbem ou estabelecem prazos para cessar o uso do amianto.

Por sua vez, ao se posicionar contra o uso do amianto crisotila, o Ministério Público deve aos trabalhadores uma explicação por não levar em conta a palavra daqueles que, por décadas, atuam nessa atividade e atestam a segurança tanto na mineração quanto nas fábricas. Falar em doenças do amianto é falar de um passado cada vez mais distante. Hoje em dia, os controles adotados garantem completa segurança aos trabalhadores que exigem ser ouvidos, ao mesmo tempo em que condenam as mentiras e ataques injustos às conquistas no uso seguro do produto.

Não por menos, o sindicato que representa os trabalhadores em Minaçu está preparando um abaixo-assinado a ser encaminhado em breve à Assembleia Legislativa de Santa Catarina defendendo o uso seguro do amianto e solicitando a retirada do projeto da pauta.

Postagens populares