Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Minaçu já reúne mais de 3 mil assinaturas em favor do amianto


Já são mais de 3 mil assinaturas recolhidas até agora somente na cidade de Minaçu em defesa do amianto, em mais uma grande mobilização da cidade para enfrentar o movimento pró-banimento do mineral que neste momento está em andamento no estado de Santa Catarina.

À frente dessa iniciativa está o sindicato que representa os trabalhadores na indústria da extração e beneficiamento do amianto crisotila, que vai encaminhar o maior número possível de assinaturas à Assembleia Legislativa catarinense, onde tramita um projeto de banimento de autoria do deputado Jailson Lima (PT).

A mobilização é importante porque a pressão dos setores contrários ao amianto é muito forte dentro e fora da própria Assembléia, chegando a fazer propagandas alarmistas que revelam completo desconhecimento da realidade. Durante uma sessão, por exemplo, esse mesmo deputado chegou a afirmar que as pessoas correm risco de contrair doenças apenas por morar em casas com telhas de amianto. O deputado ignorou o fato de não existir nenhum relato médico nesse sentido em todo o mundo e os estudos que comprovam a completa segurança dos produtos que contenham fibra com amianto.

Não é a primeira vez que os adversários do amianto usam do estratagema alarmista para atacar o amianto e defender as fibras alternativas, estas sim poluentes e de risco indeterminado, conforme conclusão da Organização Mundial da Saúde (OMS), à saúde humana.

O abaixo-assinado que está sendo realizado em Minaçu pode ser feito também em outras localidades por meio eletrônico. Basta acessar www.peticaopublica.com.br e clicar no link onde está escrito A favor dos trabalhadores e população de Minaçu - Goiás. Atenção: este link é o segundo que aparece na página, sendo o primeiro dos adversários do amianto.

No manifesto, os trabalhadores justificam a iniciativa do abaixo-assinado lembrando que não defendem a manutenção desta atividade por acaso, “mas porque gera mais de 150 mil empregos diretos e indiretos e, principalmente, porque através do uso seguro e responsável do amianto crisotila, os trabalhadores conquistaram ambientes saudáveis para se trabalhar, não sendo registradas novas doenças no segmento desde meados da década de 1980”.

Também não é a primeira vez que Minaçu se mobiliza em defesa do amianto. Há dois anos, numa das maiores manifestações cívicas registradas no país, praticamente toda a população da cidade tomou as ruas num grande “abraço” em torno da sede da SAMA Minerações. Na ocasião, a manifestação (veja foto) foi convocada pela sociedade civil organizada da municipalidade para chamar a atenção do Supremo Tribunal Federal (STF), que naquele ano (2012) começaria a julgar as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) contra leis estaduais de proibição do amianto.



Postagens populares