Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

A segurança no transporte de amianto crisotila


Sempre que ocorre algum acidente envolvendo transporte de produtos contendo amianto, notícias alarmistas como se tratasse de um produto tóxico capaz de causar danos às pessoas e ao meio ambiente costumam ser disseminadas. Um exemplo disso pôde ser visto recentemente quando um caminhão carregado do mineral tombou numa estrada próxima à cidade de Olímpia, interior de São Paulo, e o assunto ocupou boa parte da mídia local.

Nesses casos, o Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), por intermédio de sua área de comunicação, age rápido no intuito de prestar esclarecimentos aos jornalistas responsáveis pela cobertura, esperando com isso tranquilizar a população. O objetivo é tratar o assunto com extrema objetividade e desassombro, sempre lembrando que o transporte de amianto até as fábricas e o porto para exportação é feito por empresas devidamente credenciadas para esse tipo de material.

As normas para transportes seguem o mesmo rigor da Lei Federal nº 9.055/95, que regulamenta o uso controlado do amianto crisotila e proíbe todos os outros tipos de amianto. Por sua vez, o amianto crisotila é empacotado em saco de ráfia, produto bastante conhecido no mercado por sua segurança e resistência.

A ráfia é de fácil moldagem, resistente o impacto e usado para acondicionar produtos como fertilizantes, produtos frigoríficos, rações, conexões, peças metalúrgicas e até entulhos. Depois de aplicada uma costura interna, que dá maior segurança e impede vazamento das fibras, o saco é envolvido em um filme plástico, que reforça ainda mais a segurança.



Postagens populares