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A segurança no transporte de amianto crisotila
Sempre que ocorre algum
acidente envolvendo transporte de produtos contendo amianto, notícias
alarmistas como se tratasse de um produto tóxico capaz de causar danos às
pessoas e ao meio ambiente costumam ser disseminadas. Um exemplo disso pôde ser
visto recentemente quando um caminhão carregado do mineral tombou numa estrada
próxima à cidade de Olímpia, interior de São Paulo, e o assunto ocupou boa
parte da mídia local.
Nesses casos, o
Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), por intermédio de sua área de
comunicação, age rápido no intuito de prestar esclarecimentos aos jornalistas
responsáveis pela cobertura, esperando com isso tranquilizar a população. O objetivo
é tratar o assunto com extrema objetividade e desassombro, sempre lembrando que
o transporte de amianto até as fábricas e o porto para exportação é feito por
empresas devidamente credenciadas para esse tipo de material.
As normas para
transportes seguem o mesmo rigor da Lei Federal nº 9.055/95, que regulamenta o
uso controlado do amianto crisotila e proíbe todos os outros tipos de amianto.
Por sua vez, o amianto crisotila é empacotado em saco de ráfia, produto
bastante conhecido no mercado por sua segurança e resistência.
A ráfia é de fácil
moldagem, resistente o impacto e usado para acondicionar produtos como
fertilizantes, produtos frigoríficos, rações, conexões, peças metalúrgicas e
até entulhos. Depois de aplicada uma costura interna, que dá maior segurança e
impede vazamento das fibras, o saco é envolvido em um filme plástico, que
reforça ainda mais a segurança.
Índice
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- junho (3)
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