Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Brasil e Itália têm histórias diferentes no uso do amianto. Saiba a verdade


Já se percebe um movimento dos adversários do amianto na imprensa no sentido de se aproveitar da proximidade do julgamento, pela justiça da Itália, do processo movido contra a Eternit daquele país para indenizar pessoas que trabalharam com o produto no passado. É uma estratégia que procura estabelecer um vínculo que não existe com a Eternit brasileira e, com isso, impressionar a opinião pública. O julgamento deve ocorrer no dia 19 de novembro.

É a velha tática de confundir para conquistar, omitindo que não existem vínculos entre a empresa italiana e a Eternit brasileira, sendo esta genuinamente nacional, de capital aberto, e que usa, como matéria-prima, o amianto crisotila, cuja técnica de extração e uso pela indústria, regulada por lei federal, obedece aos mais elevados padrões de segurança. 

Os fatos que levaram a Eternit italiana à justiça são de épocas passadas, notadamente nos anos de 1950, quando os países europeus usavam intensivamente, e de maneira errada, o tipo de amianto anfibólio, nocivo aos trabalhadores. Este tipo de amianto é proibido no Brasil e desde a década de 1980 a indústria nacional adota rígidas medidas de segurança para proteger tanto o trabalhador, o meio ambiente e, claro, o consumidor.

Como resultado, em nosso país as doenças que poderiam ser causadas aos trabalhadores foram, estas sim, banidas. O Brasil é, hoje, reconhecido como referência mundial no uso seguro do amianto crisotila e as empresas que trabalham com o produto, inclusive a mineração, adotam a política de portas abertas para o público em geral. Transparência, aliás, é a melhor forma de estabelecer a verdade.



Postagens populares