Contato
Regras do Blog
Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.
Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.
Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.
Receba nossa newsletter
Trabalhadores de MG reagem à decisão de deputados
A Assembléia Legislativa de Minas aprovou no primeiro turno, um polêmico projeto de lei proibindo a produção e comercialização de produtos contendo amianto no estado. O projeto de lei ainda será discutido em segundo turno. Indignados, os trabalhadores do estado, representados pelo Sindicato Trabalhadores na Indústrias da Construção do Mobiliário e da Extração de Mármore, Calcário e Pedreiras de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Confins na figura de seu presidente Wilson Geraldo Sales divulgaram a seguinte carta.
A verdade para os trabalhadores
Representamos os trabalhadores do setor de fabricação de telhas de amianto crisotila e em Minas Gerais a Comissão nacional dos trabalhadores do amianto crisotila. Somos a favor do uso seguro e responsável do amianto crisotila.
Nós trabalhadores sabemos a realidade no chão de fábrica. Temos um acordo coletivo nacional que garante condições seguras de trabalho de forma avançada e pioneira. O acordo é referência mundial para trabalhadores que utilizam amianto em outros países. Desde a implantação do uso seguro em nossas fábricas não foram registradas doenças profissionais.
Portanto quem quer o banimento é gente sem conhecimento de causa e uma multinacional francesa, radicada em São Paulo. Enfim é uma guerra comercial. Isto não interessa aos trabalhadores.
A Assembléia de Minas tem a obrigação de rever sua posição e os interesses envolvidos. Os deputados precisam conversar com os trabalhadores e os empresários do setor em Minas.
Os paulistas da Abifibro e os emissários da multinacional francesa querem atacar os interesses de Minas.
Deputados, visitem a fábrica que utiliza amianto em Pedro Leopoldo. Conversem com os trabalhadores, com o Sindicato, vejam a realidade e não a propaganda e os interesses de outros.
Banir o amianto crisotila em nosso Estado causará um grande impacto social e econômico para a cidade de Pedro Leopoldo e para o Estado. Vocês Deputados sabem o número de postos de trabalho envolvidos? Na fabricação com amianto e cimento nós, trabalhadores, conhecemos e controlamos o ambiente fabril.
A fibra utilizada pela multinacional francesa pode ser controlada? E quais os impactos a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente? São fibras sintéticas, fabricadas em laboratórios. Nós trabalhadores conhecemos e temos medo. Preferimos continuar com o crisotila.
Nós, trabalhadores, estamos preparados para a luta e se necessário protestaremos nas galerias da Assembléia. Afinal quem vai perder os empregos somos nós, trabalhadores. O governo e a Assembléia vão garantir nosso pão de cada dia?
Mas confiamos em vocês, deputados. "Mineiro conversa e confia em mineiro". Os trabalhadores e suas famílias pedem diálogo, pedem respeito.
Wilson Geraldo Sales
Presidente SINTICOMEX
Sindicato dos Trabalhadores na Indústrias da Construção do Mobiliário e da Extração de Mármore, Calcário e Pedreiras de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Confins
Índice
- maio (1)
- março (4)
- agosto (1)
- julho (3)
- junho (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- dezembro (1)
- outubro (6)
- setembro (3)
- agosto (2)
- julho (1)
- junho (3)
- maio (3)
- abril (3)
- março (4)
- fevereiro (6)
- janeiro (6)
- dezembro (5)
- novembro (4)
- outubro (7)
- setembro (10)
- agosto (16)
- julho (2)
- junho (4)
- maio (1)
- abril (2)
- fevereiro (5)
- janeiro (5)
- dezembro (3)
- novembro (3)
- outubro (5)
- setembro (3)
- agosto (5)
- julho (3)
- junho (5)
- maio (3)
- abril (2)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- dezembro (1)
- novembro (4)
- outubro (7)
- setembro (5)
- agosto (12)
Postagens populares
-
Quando se fala em construção de casas ou empreendimentos comerciais e industriais, um dos aspectos mais relevantes é a durabilidade...
-
O amianto é um mineral com grande abundância na crosta terrestre e utilizado em mais de 130 países como matéria-prima para centenas de...
-
A desinformação ainda é um problema que acaba levando a imprensa a divulgar notícias erradas quando está em pauta produtos com amianto cr...
-
[ artigo originalmente publicado no domingo (24/7) no Jornal de Piracicaba ] Por Adilson Santana* O Brasil é um dos maiores pr...
-
A famosa alegoria de Madame Anastasie sobre censura serve também para aqueles que "tesouram"a realidade para distorcer a verdade...