Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Prefeito de Poções (BA) visita a SAMA e confere a evolução no setor produtivo do amianto crisotila


Prefeito de Poções (BA), Otto Wagner e comitiva em visita à Sama

O Instituto Brasileiro do Crisotila e a SAMA - Minerações Associadas, empresa brasileira que se destaca entre as mais importantes do mundo na exploração do amianto crisotila, receberam nessa semana, em Minaçu (GO), Otto Wagner de Magalhães, prefeito de Poções (BA), cidade que já teve uma mina de amianto em atividade até a década de 1960.


Durante três dias, o gestor público e sua comitiva conheceram a Mina de Cana Brava e as demais instalações da empresa, acompanharam as diversas etapas do processo produtivo do amianto crisotila e conversaram com colaboradores, muitos deles conterrâneos da cidade de Poções, que deixaram a Bahia para construir a vida no interior de Goiás anos atrás.


Os visitantes puderam comprovar de perto todos os sistemas de controle e de gestão da qualidade que possibilitaram o uso seguro do amianto crisotila na extração e beneficiamento do minério. Entre as tecnologias utilizadas pela SAMA destacam-se o enclausuramento e automação dos equipamentos, o uso de um sistema de filtros de ar, que é o maior da América Latina com 8.400 mangas, e um sistema de umidificação que evita aspersão de fibras respiráveis de amianto.


Outro ponto interessante é o fato de o chão da área de beneficiamento do mineral ser completamente pintado na cor preta, o que facilita a identificação de pontos de vazamentos e possibilita a atuação imediata na correção de desvios.


A cadeia produtiva trabalha no Brasil com a tolerância da fibra do mineral em suspensão de até 0,1 fibra por centímetro cúbico, limite 20 vezes menor ao estabelecido em lei, que é de duas fibras por centímetro cúbico. Para garantir esse controle, a SAMA realiza monitoramentos ocupacionais e ambientais, tanto na área de sua unidade quanto na vizinhança da mineradora.


O encontro com a Comissão do Uso Seguro do Crisotila, formada exclusivamente por funcionários, foi fundamental para mostrar que o Acordo Nacional firmado entre trabalhadores e empresa realmente funciona.

O acordo dá, entre outras garantias, autonomia aos membros da comissão de interromper as atividades a qualquer momento caso se verifiquem condições de risco à saúde.

De acordo com o prefeito Otto Wagner, "esse é um exemplo de que é possível, nos dias de hoje, o convívio entre o empresário e o trabalhador para promover o desenvolvimento da empresa e da própria sociedade".

"Após tomar conhecimento da existência de dois tipos de amianto, passo a encarar o uso do crisotila como um minério que pode trazer benefícios aos consumidores sem atentar contra a sua saúde e bem-estar", comentou Otto Wagner.

Chamou a atenção do prefeito de Poções a média de oito anos de permanência dos trabalhadores na empresa e o baixo índice de turnover, que foi de 1,3% em 2012. Em 2013, a SAMA foi premiada pela oitava vez como uma das melhores empresas para trabalhar na categoria Médias e Pequenas Nacionais pelo Great Place to Work em parceria com a Revista Época.

A SAMA é a maior mineradora de amianto crisotila da América Latina e a terceira maior do mundo, com 13% do mercado mundial do crisotila. A mina de Cana Brava, em Minaçu, é referencia internacional e tem capacidade de produzir até 240 mil toneladas do mineral por ano, abastecendo os mercados interno e externo.

A visita do prefeito Otto Wagner a Minaçu faz parte do programa Portas Abertas, criado pela empresa em 2004 com o objetivo de difundir as melhores práticas de gestão social, ambiental, de saúde e segurança da mineradora para seus stakeholders.


Prefeito de Poções (BA), Otto Wagner, ficou impressionado com segurança dos trabalhadores

Postagens populares