Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Pesquisadores da Fundacentro visitam a SAMA para conhecer o processo de produção do amianto crisotila


Nos dias 18 e 19 de fevereiro, pesquisadores da Fundacentro, órgão ligado ao Ministério do Trabalho que desenvolve pesquisas em segurança e saúde no trabalho e presta serviços de assessoria técnica, visitaram as instalações da SAMA SA – Minerações Associadas em Minaçu, Goiás.

A equipe formada pela presidente da instituição, Maria Amélia Gomes de Souza Reis, e pelos pesquisadores Walter dos Reis Pedreira Filho e Paula Peixoto Monteiro conheceu os processos de extração e beneficiamento do amianto crisotila, os diversos tipos de monitoramentos ambientais e ocupacionais empregados na SAMA e principalmente como é realizado o programa de Uso Seguro do Crisotila (USC).

Os pesquisadores também tiveram a oportunidade de conhecer a equipe de saúde ocupacional, responsável pelo acompanhamento da saúde dos colaboradores e arquivo de prontuários dos trabalhadores ativos, dependentes, ex-colaboradores da mineradora e das empresas terceiras.

Um dos momentos mais importantes da visita foi o encontro com os trabalhadores. A comitiva da Fundacentro conversou diretamente com membros da comissão de fábrica da Sama, além do presidente do Sindicato dos Mineiros de Minaçu (GO) e região, Adelmán Araújo Filho – mais conhecido como (Chirú) –, e Adilson Santana, vice-presidente da CNTA – Comissão Nacional dos Trabalhadores do Amianto.

Durante a visita, Maria Amélia declarou que o programa adotado pela companhia é um modelo a ser seguido. “Percebemos a importância da ação conjunta dos colaboradores, empresa e sindicato para o trabalho seguro com o amianto”, comentou.

Para Santana, a visita da Fundacentro à mineradora foi de extrema importância para todos os trabalhadores da cadeia do amianto. Segundo ele, os colaboradores tiveram a oportunidade de apresentar ao órgão técnico os processos de segurança empregados na extração e beneficiamento do amianto crisotila e mostrar que eles estão seguros e preparados para trabalhar o mineral com responsabilidade.

Alinhado com Santana, o presidente do Sindicato dos Mineiros de Minaçu, o Chirú, declara que vê com muito otimismo a visita da equipe da Fundacentro. “É mais uma voz para confirmar que o uso do amianto crisotila no Brasil é feito com responsabilidade e segurança. É mais uma testemunha a dar credibilidade ao que a gente fala no sentido de desmistificar o amianto”, diz.

A visita foi realizada através do programa Portas Abertas, instituído pela mineradora há dez anos. Ao longo desse período, a Sama já recebeu mais de 15 mil pessoas, incluindo ministros, governadores, presidentes da República e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, que semanalmente visitam a empresa.

O programa dá à sociedade a oportunidade de conhecer o sistema de gerenciamento dos processos de produção do amianto de forma transparente, contribuindo para a desmistificação do mineral. O objetivo é mostrar que é totalmente possível extrair e trabalhar o amianto crisotila de forma segura para os colaboradores envolvidos no processo e para o meio ambiente.

Sobre a Fundacentro

A Fundacentro é uma instituição ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, de atuação nacional, voltada para o desenvolvimento de pesquisas em segurança e saúde no trabalho, difusão de conhecimento, por meio de ações educativas como cursos, congressos, seminários, palestras, produção de material didático e de publicações periódicas científicas e informativas. O órgão também promove eventos e cursos relacionados à área de saúde e segurança do trabalho, prestação de serviços à comunidade e assessoria técnica a órgãos públicos, empresariais e de trabalhadores. 

Postagens populares