Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Há dois anos, audiência pública no STF passava a limpo questão do amianto


Na próxima semana estarão sendo completados dois anos desde a realização da audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o uso do amianto crisotila no país. Presididas pelo ministro Marco Aurélio, as sessões (ocorridas dias 24 e 31 de agosto de 2012) reuniram especialistas de vários países e tornaram-se um marco mundial para a compreensão de um assunto que vem chamando a atenção da comunidade jurídica.


Estaremos, a partir de hoje, lembrando alguns fatos daqueles dias, como, por exemplo, a apresentação do médico Mário Terra Filho, doutor em pneumologia e professor da Universidade de São Paulo (USP), que ao apresentar pesquisa sobre o efeito do amianto na saúde de pessoas expostas ao produto, afirmou que o nível de amianto utilizado no Brasil “sempre esteve dentro dos limites aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde e pelas agências internacionais de controle da exposição”.

A pesquisa foi realizada entre moradores de residências com cobertura de telhas com amianto em cinco capitais brasileiras (São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, Salvador e Recife). De acordo com o pesquisador, na avaliação clínica e radiológica não foram encontradas doenças relacionadas ao amianto. Ele acrescentou que a concentração de fibras obtidas no estudo é bastante semelhante àquela observada em outros países e em grandes metrópoles. “Andando em Sydney (Austrália) nós vamos encontrar a mesma quantidade de fibras de asbesto (amianto) que nós encontramos aqui nas cidades do Brasil”, afirmou.


(Crédito de foto da Audiência: Nelson Jr/Ascom/STF)

Postagens populares