Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Governo do Peru regulamenta uso seguro do amianto crisotila


O governo do Peru publicou decreto que regulamenta o uso do amianto crisotila naquele país. O Decreto Supremo 28/2014 coloca em prática a Lei 29.662, de 2011, que permite a exploração do crisotila e proíbe o uso do tipo anfibólio, semelhante ao que fez o Brasil com a Lei Federal 9.055, sancionada em 1995.

“O decreto é importante porque mostra que o amianto crisotila, como qualquer outro mineral ou produto, pode ser manuseado de forma segura por trabalhadores. Além disso, não oferece qualquer risco para usuários de telhas e caixas d’água que têm o material”, afirmou Rubens Rela, diretor-geral da SAMA Minerações, que opera a terceira maior mina de amianto crisotila do mundo em Minaçu (GO).

Segundo ele, nos últimos anos, concorrentes têm tentado a todo custo impedir o uso do amianto crisotila no Brasil com o argumento de que este mineral pode causar riscos à saúde de usuários e trabalhadores. “Não se pode tentar suspender uma atividade empresarial apenas com base em meras suposições sobre possíveis riscos. Caso contrário, poderia se cogitar também a suspensão da extração de carvão em minas do país por riscos de doenças pulmonares”, disse Rela, lembrando que outras atividades, como a produção de cimento, poderiam ser suspensas com base nessa falsa premissa. 

“É fundamental considerar que as atividades devem e são controladas por legislações próprias seguidas pelas empresas. Se as legislações não forem cumpridas, há mecanismos próprios para questionar e punir as empresas”, afirmou.

Depois de mais de dois anos de trabalho, que envolveu diversas pastas, o governo peruano reconheceu que não havia como justificar uma proibição do produto. Com isso, todos os ministérios se alinharam com a posição do uso seguro do crisotila, o que culminou na publicação da regulamentação. O Decreto 28/2014, que entrará em vigor em 180 dias contados a partir de 4 de outubro passado, quando foi publicado, é assinado pelo presidente do Peru, Ollanta Humala, e pelos ministros da Economia e da Saúde, respectivamente Alonso Arturo Vasi e Midori Rospigliosi.

Para a presidente do Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), Marina Júlia de Aquino, a regulamentação no país vizinho reflete uma realidade atingida graças à segurança alcançada desde a mineração, o transporte e a fabricação de produtos de fibrocimento, que erradicou os problemas de doenças relacionadas com o minério.  “Quando se faz a diferenciação do amianto anfibólio, tomando-se como referência os resultados dos estudos mais aprofundados que a comunidade científica disponibiliza, percebe-se claramente que não há razão para proibição do crisotila, mas sim para uma regulamentação”, disse.

Crisotila movimenta a economia brasileira

A rede de produção de amianto crisotila, que compreende mineração, indústria e fornecedores, é responsável por mais de 170 mil empregos. Atualmente, a cadeia produtiva do amianto crisotila movimenta R$ 3,7 bilhões por ano. E mais de 50% das casas brasileiras são cobertas com telhas de amianto crisotila. Segundo Rela, “milhões de pessoas viveram e vivem décadas em residências cujas telhas e caixas d’água são de amianto e não existe um único caso de usuário que tenha contraído qualquer doença por isso”.

Postagens populares