Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Bacon, linguiça e salsicha na lista da OMS com o amianto crisotila


Repercutiu no mundo todo o fato de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter incluído na lista do grupo 1 de carcinogênicos, produtos como salsicha, linguiça bacon e presunto. 

Esta é a mesma relação, em ordem alfabética, que inclui o amianto crisotila, ou seja, de produtos cujo uso deve ser feito dentro de padrões de segurança e controle, ou então, no caso de alimentos, com moderação. Já faziam parte desta lista produtos como o bacalhau e o uso do fogão à lenha.

A repercussão mundial da entrada das carnes processadas na relação da OMS ajuda a lançar luz sobre uma das falácias mais exploradas por aqueles que se opõem ao amianto. De que a OMS proíbe o uso do crisotila.

Inexiste qualquer diretiva da OMS que ateste que não há nível seguro para utilização do amianto crisotila. A Organização Mundial de Saúde apenas se limita a expedir recomendações quanto ao manuseio do mineral, ao mesmo tempo em que reconhece o amianto tipo crisotila (em uso no Brasil) 500 vezes menos perigoso à saúde humana do que o tipo anfibólio .

O amianto é elencado em uma lista da OMS como uma substância de risco, entre inúmeras outras, presentes na indústria e na vida cotidiana, cujo uso deve ser feito dentro de padrões rigorosos de segurança. É esta lista que agora "aumentou" com a entrada das carnes processadas.

Publicado |  28 de outubro 2015

Postagens populares