Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Enquanto que no Brasil segue o desmonte da indústria do amianto, na Europa, o uso seguro do crisotila é realidade



Enquanto, no Brasil, segue implacável o lobby antiamianto levado a cabo pelas indústrias das fibras sintéticas, bem como a campanha difamatória encabeçada pelo Ministério Público do Trabalho, na Europa, a realidade é outra –  o uso seguro do crisotila parece só se consolidar.

A Comissão de Regulação da União Europeia confirmou, em 22 de junho, via edição de lei, a autorização do uso do amianto crisotila na indústria de cloro pelos países do bloco até, pelo menos, 2025. A comissão baseou sua decisão em parecer de 2014, aprovado pelo Comitê de Avaliação de Riscos, que certificou que, além de a exposição à fibra mineral ser limitada, as medidas de controle são completamente eficazes, permitindo assim que o crisotila seja usado sem riscos. Esta é a posição defendida pela Associação Internacional do Crisotila (ICA, na sigla em inglês) e pelo Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), no Brasil.

É uma pena que a atitude corajosa dos técnicos, legisladores e autoridades da União Europeia não ecoe ainda no Brasil, onde a cadeia produtiva do amianto crisotila tem sofrido perseguição implacável. Apesar de serem incapazes de demonstrar que o risco do crisotila impede seu uso seguro ou de apresentarem qualquer caso de adoecimento decorrente de contaminação pós-1980, os detratores do crisotila seguem com sua irracional campanha contra a indústria dessa fibra mineral, modelo de qualidade, segurança e respeito tanto a trabalhadores quanto ao consumidor.

Confira aqui o texto da lei da UE que confirma o uso do amianto crisotila para fabricação de cloro e aqui a notícia no site da ICA.


Publicado em 05 julho | 2016

Postagens populares