Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Prefeito de Bom Jesus da Serra (BA) visita as instalações da SAMA em Minaçu


No início de novembro, uma comitiva formada por autoridades de Bom Jesus da Serra (BA) viajou a Minaçu (GO) para conhecer a mina de Cana Brava e o processo de beneficiamento do amianto crisotila. Para o grupo, composto pelo prefeito do município baiano, Welton Andrade, seu antecessor, Edinaldo Silva, o Gazzo, e o vereador Ronaldo Silva Correia, a visita foi um divisor de águas. Mostrou a evolução da tecnologia utilizada na mina e na indústria e desmistificou a ideia de que não haveria forma segura de utilizar o amianto.

Essa foi a primeira vez que autoridades públicas de Bom Jesus visitaram as instalações da SAMA em Goiás. As condições de trabalho e organização na empresa impressionaram tanto os gestores públicos que eles voltaram para a Bahia levando na mala vídeos institucionais sobre o amianto e o uso seguro e responsável do mineral para distribuir nas escolas do município.

O prefeito Welton conta que tinha muita curiosidade em conhecer Minaçu e aceitou o convite da SAMA S.A. Minerações Associadas porque tem a responsabilidade como gestor público de sempre buscar a verdade e passar o conhecimento para os seus conterrâneos. “Fiquei muito contente e aliviado ao tomar conhecimento dos resultados das avaliações de monitoramento que descarta a possibilidade de contaminação em Bom Jesus por conta do amianto”.

A programação incluiu visita às cavas de onde são retiradas as fibras do crisotila e aos diversos setores em que o mineral passa durante o processo de beneficiamento até o ensacamento e paletização para posterior distribuição para a indústria. A SAMA utiliza equipamentos de alta tecnologia e automação de forma a assegurar que o colaborador não tenha contato direto com o minério.

A comitiva ainda conversou com as equipes de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Comissão do Uso Seguro do Crisotila – esta formada exclusivamente por funcionários e que tem autoridade de interromper a produção em casos que considere de risco à saúde dos colaboradores – e conheceu os projetos sociais mantidos pela companhia, como o de artesanato e a reserva florestal. 

“A visita à SAMA superou muito as minhas expectativas. Em Minaçu, eu vi processos muito claros e transparentes, tudo automatizado e inteligente, trazendo riqueza e prosperidade para o município”, afirma o prefeito Welton.

“Nunca tinha visto nada igual aquilo. A SAMA é nota 10. Não conheço nenhuma outra empresa que opere como essa”, enfatiza Gazzo, que é o atual secretário de Relações Institucionais de Bom Jesus. “Conversamos com funcionários que estão na empresa há 35 anos e parece que estão ainda no primeiro dia de trabalho, com entusiasmo e empolgação. É como se cada um fosse o dono da empresa. Isso eu nunca tinha visto”.

Para ele, as coisas são bem diferentes de como imaginava. “Quando falavam da SAMA, era só para falar mal do amianto porque, anos atrás, (o mineral) era explorado de maneira diferente. Agora, eu fui lá e vi que a atual realidade é outra. Desde 1982 não surgem novos doentes relacionados ao amianto”.

Até a década de 1960, a SAMA explorava a mina de São Félix, que fica localizada em Bom Jesus. Ao encerrar as atividades, a empresa cuidou para que o local recebesse o tratamento determinado pela lei vigente na época. Devido à imagem que se formou do mineral após esse período, Gazzo foi convidado por uma associação contrária ao uso responsável do amianto para falar sobre esse tema na Rio+20. “Eu fui. Só que percebi que estavam querendo tirar proveito de uma situação e eu não gosto disso”, pontua.

ENCONTRO COM CONTERRÂNEOS
No último dia da viagem, durante café da manhã oferecido pela SAMA, o grupo recebeu a visita de ex-moradores de Bom Jesus da Serra que se mudaram com suas famílias para trabalhar na mina em Minaçu, onde residem na cidade e são aposentados da atividade.

Segundo afirma o prefeito Welton, “foi muito bom encontrar essas pessoas que saíram de Bom Jesus, fizeram suas vidas em outro estado, constituíram família, mas que ainda têm um carinho muito grande por nossa cidade. Notamos neles muita saudade da Bahia”, afirma.

O ex-prefeito Gazzo diz ter ficado muito feliz ao reconhecer Seu Leôncio, um compadre de seu pai. “Conversamos com familiares de amigos nossos de Bom Jesus. Quando regressamos para a Bahia, todos queriam noticias deles e nós falamos que eles estão muito bem”. 

O atual prefeito, Welton, complementa afirmando que “a empresa deu bastante apoio a essas pessoas”. Muitos dos bonjesuenses que deixaram a terra natal para trabalhar na mina de Cana Brava agora vêm filhos e netos seguindo a mesma profissão em Minaçu.

A SAMA é a maior mineradora de amianto crisotila da América Latina e a terceira maior do mundo, com 13% do mercado mundial do mineral. A mina de Cana Brava, em Minaçu, é referência internacional e tem capacidade de produzir até 240 mil toneladas do mineral por ano, abastecendo os mercados interno e externo.


A visita do prefeito Welton Andrade a Minaçu faz parte do programa Portas Abertas, criado pela empresa em 2004 com o objetivo de difundir as melhores práticas de gestão social, ambiental, de saúde e segurança da mineradora para seus stakeholders. 

Postagens populares