Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Porque a qualidade de produtos de fibrocimento com amianto é imbatível



Eurico Zimbres/ Wkimedia Commons

A durabilidade e a resistência do amianto são conhecidas há milênios pelo homem. Foi justamente por suas características ímpares que a aplicação desta fibra mineral tornou-se cada vez mais ampla. No século 20, em função do uso sem controle e segurança do tipo de amianto anfibólio, casos de adoecimento se tornaram freqüentes, principalmente na Europa do pós-guerra, à medida que aquele continente era reconstruído.

Dessa forma, o amianto anfibólio foi banido em praticamente todo o mundo ao passo que o amianto de tipo crisotila — que pode ser aproveitado sem causar qualquer malefício à saúde quando explorado dentro de padrões de segurança — tornou-se uma matéria-prima fundamental, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil.

Por quê?

Em função de seu baixo custo e durabilidade ele é um produto acessível a todas faixas da sociedade. Telhas e caixas d’água de fibrocimento com amianto crisotila em sua fórmula são uma opção barata e segura, daí o fato de seu mercado ser um dos mais ativos do mundo, com um consumo anual superior a 160 milhões de metros quadrados em telhas. 

Cerca de 50% dos telhados brasileiros e 50% das caixas d´água residenciais são fabricados com fibrocimento de amianto crisotila.
Isto desperta a atenção de concorrentes transnacionais, principalmente os produtores de telhas onduladas de fibrocimento, sem amianto, que se beneficiam da corrente de desinformação acerca do assunto.

A tecnologia aplicada mundialmente para a produção de telhas onduladas de fibrocimento, sem amianto, utiliza fibras de polivinil álcool (PVA) e de polipropileno (PP), além de outras iniciativas. Além de mais caras, sua qualidade é muito inferior e seu risco à saúde indeterminado.

Interessa à indústria internacional tornar o Brasil dependente de fibras sintéticas e manter a população à margem da realidade dos avanços que fazem do nosso país um exemplo mundial em segurança no uso do amianto crisotila.
Objetivamente, os produtos de fibrocimento com amianto não oferecem risco nenhum à saúde humana, sendo esta afirmação respaldada por diversos estudos nacionais e internacionais. Da mesma forma, jamais foi registrado na literatura médica mundial caso de doença relacionado ao uso desses produtos.

Ainda a título de esclarecimento, no processo de produção do fibrocimento, mais de 90% de sua composição é de cimento, calcário e papel celulose, sendo o restante (menos de 10%, pois os percentuais não são absolutos) de amianto do tipo crisotila, cuja extração e comercialização no Brasil seguem normas de segurança extremamente rigorosas. Estudos recentes, como o do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, também concluíram que as fibras de amianto crisotila permanecem ligadas às duas outras matérias-primas das telhas de fibrocimento: o cimento e a celulose. Mesmo em condições mais severas de desgaste, elas não se desprendem e não representam risco à saúde dos usuários.

Postagens populares