Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Quem somos


Instituto Brasileiro do Crisotila nasceu como resultado dos esforços do governo, de empresários e dos trabalhadores do amianto, movidos pela consciência do papel do amianto crisotila na economia e na vida das comunidades.
IBC surgiu dessa necessidade de se estabelecer um diálogo transparente entre os agentes envolvidos na produção do amianto crisotila, a comunidade científica, governo, imprensa e sociedade sobre o uso seguro do mineral e seu relacionamento com o meio ambiente.
A sede do IBC fica em Goiânia (GO) e o instituto está apto a articular convênios, parcerias e acordos de cooperação com universidades, públicas e privadas, instituições e órgãos de pesquisas governamentais e não possui fins lucrativos.
Sua composição reúne representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo, o que demonstra seu interesse em manter uma discussão do mais alto nível sobre o uso seguro, responsável e sustentável do amianto crisotila.

Como nasceu o IBC
Tudo começou no ano 2000, quando empresários e trabalhadores de Goiás propuseram a criação de uma entidade nacional para:


  • defender o uso controlado do amianto crisotila; 
  • resguardar o aproveitamento das reservas naturais de amianto crisotila; 
  • garantir a saúde e a segurança do trabalhador; 
  • assegurar a proteção ao meio-ambiente; 
  • manter a sociedade sempre bem-informada. 

Após consultas a várias entidades brasileiras e aos sindicatos da categoria, o IBC – ou apenas Crisotila Brasil – foi formalmente instalado no dia 15 de outubro de 2002. Seu Estatuto contou com a imediata adesão dos trabalhadores, dos empresários da mineração e do fibrocimento, além da Agência Goiana de Desenvolvimento Industrial e Mineral, hoje representada pela Superintendência de Geologia e Mineração da Secretaria da Indústria e Comércio de Goiás.
Em maio de 2003, o Crisotila Brasil recebeu a qualificação da Secretaria Nacional de Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Missão, visão e objetivo

IBC tem como missão buscar continuamente o uso seguro do amianto Crisotila e contribuir para a divulgação e expansão do modelo brasileiro sustentável de extração de fibras minerais e industrialização de telhas e outros produtos de qualidade, sua visão é ser até 2018 a primeira Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) reconhecida como referência internacional no conhecimento sobre o uso seguro do amianto Crisotila.

Valores
  • Transparência
  • Segurança
  • Credibilidade
  • Ética
  • Desenvolvimento Sustentável





Postagens populares