Quem somos
O Instituto Brasileiro do Crisotila nasceu como resultado dos esforços do governo, de empresários e dos trabalhadores do amianto, movidos pela consciência do papel do amianto crisotila na economia e na vida das comunidades.
O IBC surgiu dessa necessidade de se estabelecer um diálogo transparente entre os agentes envolvidos na produção do amianto crisotila, a comunidade científica, governo, imprensa e sociedade sobre o uso seguro do mineral e seu relacionamento com o meio ambiente.
A sede do IBC fica em Goiânia (GO) e o instituto está apto a articular convênios, parcerias e acordos de cooperação com universidades, públicas e privadas, instituições e órgãos de pesquisas governamentais e não possui fins lucrativos.
Sua composição reúne representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo, o que demonstra seu interesse em manter uma discussão do mais alto nível sobre o uso seguro, responsável e sustentável do amianto crisotila.
Como nasceu o IBC
Tudo começou no ano 2000, quando empresários e trabalhadores de Goiás propuseram a criação de uma entidade nacional para:
- defender o uso controlado do amianto crisotila;
- resguardar o aproveitamento das reservas naturais de amianto crisotila;
- garantir a saúde e a segurança do trabalhador;
- assegurar a proteção ao meio-ambiente;
- manter a sociedade sempre bem-informada.
Após consultas a várias entidades brasileiras e aos sindicatos da categoria, o IBC – ou apenas Crisotila Brasil – foi formalmente instalado no dia 15 de outubro de 2002. Seu Estatuto contou com a imediata adesão dos trabalhadores, dos empresários da mineração e do fibrocimento, além da Agência Goiana de Desenvolvimento Industrial e Mineral, hoje representada pela Superintendência de Geologia e Mineração da Secretaria da Indústria e Comércio de Goiás.
Em maio de 2003, o Crisotila Brasil recebeu a qualificação da Secretaria Nacional de Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Missão, visão e objetivo
O IBC tem como missão buscar continuamente o uso seguro do amianto Crisotila e contribuir para a divulgação e expansão do modelo brasileiro sustentável de extração de fibras minerais e industrialização de telhas e outros produtos de qualidade, sua visão é ser até 2018 a primeira Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) reconhecida como referência internacional no conhecimento sobre o uso seguro do amianto Crisotila.
Valores
- Transparência
- Segurança
- Credibilidade
- Ética
- Desenvolvimento Sustentável
Assinar:
Postagens (Atom)
Índice
- Maio (1)
- Março (4)
- Agosto (1)
- Julho (3)
- Junho (3)
- Fevereiro (2)
- Janeiro (1)
- Dezembro (1)
- Outubro (6)
- Setembro (3)
- Agosto (2)
- Julho (1)
- Junho (3)
- Maio (3)
- Abril (3)
- Março (4)
- Fevereiro (6)
- Janeiro (6)
- Dezembro (5)
- Novembro (4)
- Outubro (7)
- Setembro (10)
- Agosto (16)
- Julho (2)
- Junho (4)
- Maio (1)
- Abril (2)
- Fevereiro (5)
- Janeiro (5)
- Dezembro (3)
- Novembro (3)
- Outubro (5)
- Setembro (3)
- Agosto (5)
- Julho (3)
- Junho (5)
- Maio (3)
- Abril (2)
- Fevereiro (2)
- Janeiro (1)
- Dezembro (1)
- Novembro (4)
- Outubro (7)
- Setembro (5)
- Agosto (12)
Postagens populares
-
Quando se fala em construção de casas ou empreendimentos comerciais e industriais, um dos aspectos mais relevantes é a durabilidade...
-
O amianto é um mineral com grande abundância na crosta terrestre e utilizado em mais de 130 países como matéria-prima para centenas de...
-
A desinformação ainda é um problema que acaba levando a imprensa a divulgar notícias erradas quando está em pauta produtos com amianto cr...
-
[ artigo originalmente publicado no domingo (24/7) no Jornal de Piracicaba ] Por Adilson Santana* O Brasil é um dos maiores pr...
-
A famosa alegoria de Madame Anastasie sobre censura serve também para aqueles que "tesouram"a realidade para distorcer a verdade...
