Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Conheça o IBC – Instituto Brasileiro do Crisotila


Instituto Brasileiro do Crisotila nasceu como resultado dos esforços do governo, de empresários e dos trabalhadores do amianto, movidos pela consciência do papel do amianto crisotila na economia e na vida das comunidades.
O IBC surgiu dessa necessidade de se estabelecer um diálogo transparente entre os agentes envolvidos na produção do amianto crisotila, a comunidade científica, governo, imprensa e sociedade sobre o uso seguro do mineral e seu relacionamento com o meio ambiente.
A sede do IBC fica em Goiânia (GO) e o instituto está apto a articular convênios, parcerias e acordos de cooperação com universidades, públicas e privadas, instituições e órgãos de pesquisas governamentais e não possui fins lucrativos.
Sua composição reúne representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo, o que demonstra seu interesse em manter uma discussão do mais alto nível sobre o uso seguro, responsável e sustentável do amianto crisotila.

Como nasceu o IBC
Tudo começou no ano 2000, quando empresários e trabalhadores de Goiás propuseram a criação de uma entidade nacional para:
  • defender o uso controlado do amianto crisotila; 
  • resguardar o aproveitamento das reservas naturais de amianto crisotila; 
  • garantir a saúde e a segurança do trabalhador; 
  • assegurar a proteção ao meio-ambiente; 
  • manter a sociedade sempre bem-informada. 
Após consultas a várias entidades brasileiras e aos sindicatos da categoria, o IBC – ou apenas Crisotila Brasil – foi formalmente instalado no dia 15 de outubro de 2002. Seu Estatuto contou com a imediata adesão dos trabalhadores, dos empresários da mineração e do fibrocimento, além da Agência Goiana de Desenvolvimento Industrial e Mineral, hoje representada pela Superintendência de Geologia e Mineração da Secretaria da Indústria e Comércio de Goiás.
Em maio de 2003, o Crisotila Brasil recebeu a qualificação da Secretaria Nacional de Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Missão, visão e objetivo
O IBC tem como missão promover o conhecimento técnico-científico, a partir das pesquisas médicas, de mineração e de segurança realizadas no Brasil e no exterior, sobre o uso consciente, seguro e sustentável do amianto crisotila e de todos os produtos que o contenha. 
Desse modo, sua visão institucional requer a responsabilidade necessária para ser reconhecido como um centro de excelência voltado para o conhecimento e divulgação para a sociedade do uso seguro e responsável do crisotila.
O objetivo é promover o uso correto do amianto crisotila em toda a cadeia produtiva, estimular estudos e pesquisas com total transparência, tendo em vista o interesse socioambiental e de saúde ocupacional. 



Postagens populares