Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

O mito do risco da telha de fibrocimento



[Resposta à reportagem publicada no jornal Diário Catarinense, alertando para o risco das telhas de fibrocimento quebradas e espalhadas pela cidade de Lages.]

Inicialmente, gostaríamos de expressar nossa completa solidariedade à população de Lages, atingida por temporais de granizo que na última semana danificaram inúmeras residências. Ao mesmo tempo, nos conforta a notícia de que o governo municipal está tomando as providências cabíveis no sentido de depositar em local adequado os resíduos da destruição.

Contudo, com relação à reportagem publicada neste jornal (“Pedaços de telhas com amianto causam riscos”, edição de 25/10), tornam-se necessários os esclarecimentos a seguir que objetivam, de um lado, contribuir com informações de cunho técnico-científicas sobre o assunto, e, de outro, tranquilizar a comunidade diante de um tema geralmente tratado de maneira controversa.  

No caso das telhas de fibrocimento, mais de 90% de sua composição é de cimento, calcário e papel celulose, sendo o restante (menos de 10%, pois os percentuais não são absolutos) de amianto do tipo crisotila, cuja extração e comercialização no Brasil seguem normas de segurança extremamente rigorosas.

Estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, concluiu, em 2006, que as fibras de amianto crisotila permanecem ligadas às duas outras matérias-primas das telhas de fibrocimento – o cimento e a celulose –, como se encapsuladas, e mesmo sob condições severas de desgaste, não se desprendem e não representam risco à saúde dos usuários.

Cabe ressaltar que não há registro, no mundo inteiro, de pessoa contrair doença por usar produtos de fibrocimento com amianto, inclusive caixas d’água. O amianto crisotila é um produto natural, presente em dois terços da crosta terrestre, nos leitos dos rios, riachos, lençóis freáticos e até no ar que respiramos. Todos esses dados podem ser facilmente checados à luz de estudos científicos.  

A esse respeito, recomendamos leitura do relatório final da pesquisa “Projeto Asbesto Ambiental – Exposição Ambiental ao Asbesto: avaliação do risco e efeitos na saúde”, coordenada pela Universidade de São Paulo (USP), com participação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Disponível no link:

A preocupação com resíduos de fibrocimento verificou-se também durante os trabalhos de retirada dos escombros das torres gêmeas do World Trade Center, destruídas por terroristas em 2001. A ausência de risco foi atestada pelo do Centro de Estudos Aplicados de Ciências Ambientais e da Terra, da Escola de Pós-Graduação e Centro Universitário da City University of  New York.

Por fim, importante deixar claro que o amianto só irá fazer mal à saúde se uma pessoa respirar uma quantidade imensa de fibras por muitos anos seguidos, podendo, nesse caso, contrair doenças nos pulmões, inclusive câncer. Está provado, cientificamente, que mesmo se fosse ingerido, o amianto não faria mal aos demais órgãos humanos.

Postagens populares