Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Razões para defender o amianto crisotila


Toda a polêmica que envolve o banimento do amianto crisotila no Brasil e no mundo faz referência à segurança dos trabalhadores. Os riscos do manuseio do amianto crisotila eram desconhecidos no começo da extração do mineral, porém o cenário atual é completamente diferente.

Os trabalhadores organizados conseguiram impor medidas de segurança que garantem total tranquilidade para manusear o amianto crisotila de forma segura. E fazem questão de anotar as razões para comemorar esse feito. São elas:


1. Hoje, diferente do passado, de 30 anos atrás, o trabalhador não tem contato direto com o mineral. Todo processo é enclausurado. 



2. O amianto crisotila é muito diferente dos anfibólios, que já foram banidos no mundo todo. (já falamos dessas diferenças aqui)

3. Ocorreram avanços significativos no sistema produtivo das empresas, garantindo a segurança e a saúde no trabalho.

4. Existe respeito à preservação da saúde dos trabalhadores, ex-trabalhadores e da população.


5. Os trabalhadores desempenham suas funções em um ambiente de trabalho seguro.

6. Foi firmado o maior acordo nacional tripartite de segurança e saúde no trabalho, no qual estipula que o próprio trabalhador é o agente fiscalizador onde tem total autonomia para interromper o processo industrial caso não se sinta seguro.

7. Estas conquistas são frutos da organização dos trabalhadores, através dos sindicatos, federações, Confederação e da CNTA (órgão representativo nacional).



Postagens populares