Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

SAMA abre as portas à comunidade

Esta semana, a SAMA foi tema central de uma reportagem do jornal goiano "Diário do Norte". O tema da matéria foi o programa "Portas Abertas", que promove semanalmente visitas técnicas às instalações da empresa. Confira abaixo a reportagem completa.

SAMA abre as portas à comunidade

"Semanalmente a rotina da mineradora SAMA, localizada em Minaçu, é alterada com o incremento de novos visitantes que querem conhecer de perto os processos de produção do amianto crisotila. Produto envolto em muitas polêmicas, o amianto desperta a curiosidade de muitos. Como parte da transparência da empresa, a SAMA mantém um programa semanal de visitas técnicas à mineradora. O "Portas Abertas" recebe visitantes de várias localidades do País.


Em 2012 o programa atendeu 1.700 pessoas. No final de maio, por exemplo, dois grupos de visitantes estiveram na empresa para conhecer como se extrai e beneficia o amianto crisotila, e como os processos de controle possibilitam o respeito aos trabalhadores da mina e ao meio ambiente. 

Alunos do curso técnico em mineração do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Senai de Minaçu, visitaram a SAMA e obtiveram informações sobre o planejamento de lavra da mina. 

Os visitantes são atendidos pelos funcionários da mineradora, de acordo com as solicitações para as visitas técnicas. Exemplo disso foi a apresentação da geóloga Luciana Dorneles, do planejamento de lavra, que abordou como é realizado o processo de mapeamento da mina de Cana Brava, e como este auxilia no processo produtivo da empresa.


A SAMA é a maior mineradora de amianto crisotila da América Latina e a terceira maior do mundo. Seus processos de asseguração da qualidade possibilitam o que é chamado pela empresa de uso seguro do amianto crisotila. As visitas técnicas mostram para os visitantes, principalmente instituições de ensino, como é possível fazer o processamento do amianto crisotila com respeito à vida e ao meio ambiente.

Durante a visita técnica, além dos estudantes do Pronatec, a SAMA recebeu também um grupo de alunos do Colégio Assunção, de Itapaci, também técnicos em mineração. Eles fizeram uma visita técnica para o acompanhamento de todas as etapas de produção do amianto crisotila.Na ocasião o chefe da área de beneficiamento, Bruno Mauro, explicou todas as etapas do beneficiamento do minério desde a britagem, concentração e secagem. A área de extração acompanhou os visitantes à mina, onde eles puderam ver de perto como é feita a umidificação do processo de retirada do minério das duas cavas existentes na mineradora.

O chefe da área do sistema da qualidade e meio ambiente, Juraci Queiroz, mostrou como são realizados todos os monitoramentos ocupacionais e ambientais, tanto na SAMA quanto em diversos pontos da cidade de Minaçu. Além disso, Juraci apresentou como é o sistema de gestão da qualidade da mineradora que envolve todos os processos da empresa.

Entre as garantias de que o processo de produção do amianto crisotila é seguro existe na empresa uma comissão do "Uso Seguro do Crisotila (C-USC)", formada por colaboradores eleitos de forma direta, que é responsável pelo monitoramento e conscientização sobre a importância dos processos de asseguração do uso do amianto em todo processo produtivo. Além do acordo do Uso Seguro do Crisotila, a SAMA tem em seu gerenciamento de processos um sistema integrado de qualidade composto por cinco sistemas, sendo quatro já certificados. 

A mineradora conquistou as certificações ISO 9001 de gestão da qualidade (1996), ISO 14001 de gestão ambiental (1998), OHSAS 18001 (2010) gestão da segurança e saúde ocupacional e Programa Setorial da Qualidade (2008) - Crisotila: Uso Seguro do Crisotila.

Todas estas certificações, que têm reconhecimento internacional, são concedidas por instituição certificadora acreditadora com parâmetros internacionalmente aceitos, os quais garantem que os processos de controle, tanto internos quanto externos, promovem a segurança no uso do amianto. 

As certificações são conquistas que consolidam a segurança do uso do amianto crisotila com respeito ao colaborador, ao meio ambiente e a comunidade envolvida nos processos, tanto na industrialização quanto no uso de produtos com amianto. As visitas são realizadas sempre às quintas-feiras e são agendadas previamente pelo site da SAMA: www.sama.com.br"

Clique no link e leia a reportagem direto no site do jornal Diário do Norte.
http://www.jornaldiariodonorte.com.br/detalhes-impresso.php?tipo=989&cod=10047

Postagens populares