Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Trabalhadores de MG reagem à decisão de deputados

A Assembléia Legislativa de Minas aprovou no primeiro turno, um polêmico projeto de lei proibindo a produção e comercialização de produtos contendo amianto no estado. O projeto de lei ainda será discutido em segundo turno. Indignados, os trabalhadores do estado, representados pelo Sindicato Trabalhadores na Indústrias da Construção do Mobiliário e da Extração de Mármore, Calcário e Pedreiras de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Confins na figura de seu presidente Wilson Geraldo Sales divulgaram a seguinte carta.
 
A verdade para os trabalhadores
 
Representamos os trabalhadores do setor de fabricação de telhas de amianto crisotila e em Minas Gerais a Comissão nacional dos trabalhadores do amianto crisotila. Somos a favor do uso seguro e responsável do amianto crisotila.

Nós trabalhadores sabemos a realidade no chão de fábrica. Temos um acordo coletivo nacional que garante condições seguras de trabalho de forma avançada e pioneira.  O acordo é referência mundial para trabalhadores que utilizam amianto em outros países. Desde a implantação do uso seguro em nossas fábricas não foram registradas doenças profissionais.
Portanto quem quer o banimento é gente sem conhecimento de causa e uma multinacional francesa, radicada em São Paulo. Enfim é uma guerra comercial. Isto não interessa aos trabalhadores.
 
A Assembléia de Minas tem a obrigação de rever sua posição e os interesses envolvidos. Os deputados precisam conversar com os trabalhadores e os empresários do setor em Minas.
 
Os paulistas da Abifibro e os emissários da multinacional francesa querem atacar os interesses de Minas.
 
Deputados, visitem a fábrica que utiliza amianto em Pedro Leopoldo. Conversem com os trabalhadores, com o Sindicato, vejam a realidade e não a propaganda e os interesses de outros.
 
Banir o amianto crisotila em nosso Estado causará um grande impacto social e econômico para a cidade de Pedro Leopoldo e para o Estado. Vocês Deputados sabem o número de postos de trabalho envolvidos? Na fabricação com amianto e cimento nós, trabalhadores, conhecemos e controlamos o ambiente fabril.
 
A fibra utilizada pela multinacional francesa pode ser controlada? E quais os impactos a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente? São fibras sintéticas, fabricadas em laboratórios. Nós trabalhadores conhecemos e temos medo. Preferimos continuar com o crisotila.
Nós, trabalhadores, estamos preparados para a luta e se necessário protestaremos nas galerias da Assembléia. Afinal quem vai perder os empregos somos nós, trabalhadores. O governo e a Assembléia vão garantir nosso pão de cada dia?
 
Mas confiamos em vocês, deputados. "Mineiro conversa e confia em mineiro". Os trabalhadores e suas famílias pedem diálogo, pedem respeito.
 
Wilson Geraldo Sales
Presidente SINTICOMEX
Sindicato dos Trabalhadores na Indústrias da Construção do Mobiliário e da Extração de Mármore, Calcário e Pedreiras de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Confins
 
 
 
 

Postagens populares