Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Cientistas apontam equívoco da OMS em estimativas sobre amianto crisotila


É equivocada a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as mortes anuais de câncer por causa do amianto crisotila.  O motivo é simples: a OMS divulga genericamente que 107 mil pessoas morrem, anualmente, por causa do amianto sem fazer qualquer diferenciação entre o amianto crisotila e o anfibólio – dois tipos diferentes da fibra natural. A conclusão está em um recente documento assinado por David Bernstein, Ph.D em Medicina e Toxicologia na Suíça (foto), Jacques Dunnigan, Ph.D no Canadá e John Hoskins, Ph.D em toxicologia no Reino Unido.


O estudo se baseou em artigos mencionados pela OMS sobre o assunto. Os cientistas apontaram, em diversos trechos do estudo, que a OMS não mencionou a palavra crisotila em vários deles.  Entretanto, a diferenciação é extremamente importante em um momento em que o assunto está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) e em um projeto de lei de Santa Catarina.

Rubens Rela Filho, diretor-geral da Sama Minerações e membro do Conselho Superior do Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), explica a diferença dos tipos de amianto. “Há dois tipos de amianto: o crisotila e o anfibólio. O uso do crisotila não oferece riscos à saúde de quem comercializa ou usa essas telhas. Quanto ao amianto do tipo anfibólio, que oferece riscos, este já foi banido em todo o mundo e não existe mais no Brasil”.

Além disso, no Brasil, não existe nenhum caso de doença profissional relacionada à aspiração do crisotila entre trabalhadores que atuam no ramo e foram admitidos após 1980, segundo ele. Isso porque são cumpridas, desde essa época, rigorosamente, as regras para o uso seguro do amianto crisotila onde esses trabalhadores atuam.

Postagens populares