Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Designers brasileiros selecionam vencedores de projetos em rocha



O Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC) recebeu, em Goiânia (GO),no dia 11 de setembro, designers, professores e profissionais de comunicação brasileiros que compõem o júri para a etapa final de avaliação dos trabalhos inscritos no I Prêmio Sambaíba de Design em Rocha (foto acima). Um total de 19 peças finalistas produzidas em rocha serpentinito, analisadas pelo júri, pertencem a quatro categorias: utensílios para cozinha, joalheria/bijuteria, revestimentos e artesanato.

O Prêmio Sambaíba recebeu projetos de estudantes e profissionais de todo o Brasil de áreas como design, arquitetura, artes plásticas, marketing, além de artesãos, lapidários e profissionais com experiência reconhecida no design de rochas.

Os vencedores do certame serão apresentados no dia 19 de setembro, durante solenidade de premiação a ser realizada no Estúdio Zapp de Fotografia, no Shopping Bougainville, em Goiânia. O concurso vai distribuir R$ 30 mil em prêmios e os trabalhos vencedores serão reproduzidos pela Cooperativa de Trabalho do Empreendedor Artesão Mineral de Minaçu (Coopemin), instituição apoiada pelo IBC.

Aplicação da rocha serpentinito

De acordo o corpo de jurados, a iniciativa do IBC é louvável e é importante que tenha continuidade. O concurso tem princípios que estimulam a sustentabilidade, possibilitando o surgimento de novos produtos e, principalmente, estimulando novos usos para a rocha serpentinito, segundo afirmaram os jurados. "É importante também ressaltar que essas novas soluções criadas com a rocha serpentinito foram concretizadas por meio do design. É uma rocha fácil de incorporar em múltiplos projetos. Fiquei encantado com a rocha serpentinito", revelou o designer de joias goiano Antônio Carlos dos Santos.

Além disso, segundo Antônio Carlos, o serpentinito é abundante e fácil de ser trabalhado, inclusive na joalheria. "Hoje, o conceito de joia mudou e a tendência é a mistura de materiais. As gemas não deixaram de ter valor, mas a elas foi incorporado o conceito das biojoias, com sementes, madeira e por que não rocha serpentinito?", interrogou o designer de joias. 

Para ele, o Prêmio Sambaíba de Design em Rocha está sendo um importante passo e uma grande oportunidade de se descobrir e aplicar esta rocha em novos usos. Antônio Carlos ressaltou ainda que trata-se de uma matéria prima muito atraente e resistente. "As peças que pudemos analisar nessa última etapa do júri têm projetos que poderão ser muito bem aproveitadas pela cooperativa de artesãos, Coopemin, que é o maior objetivo do concurso", lembrou Antônio Carlos.

Inovação radical

Segundo a professora da Universidade Federal de Goiás (UFGO), Rosane Badan, o processo de realização do Prêmio de Design em Rocha mostrou experiência interessante porque promoveu a triangulação sociedade, empresa e universidade, muito necessária pelos aspectos de inclusão social e valorização cultural.

"Sinto-me lisonjeada de participar do júri porque essa é uma iniciativa que ajuda a valorizar os recursos em Goiás, tem grande valor simbólico e de efetiva contribuição para a sociedade", disse a professora. Além disso, ela ressaltou que o concurso oferece à sociedade a oportunidade de perceber ícones locais, que valorizam a territorialidade e com isso abre a possibilidade de diálogo.

Sobre as peças avaliadas, Rosane destacou a característica da inovação presente em todas. "Observamos, no entanto, peças que se aproximaram da inovação radical, que são aquelas que saem do contexto de utensílio e se tornam verdadeiros objetos de desejo, mudando o seu significado", concluiu.

Jurados da etapa final

Revestimentos / Arquitetura

Gisele Leiva do Rio - Associação dos Designers de Produto/SP
Wagner de Souza Rezende - Designer e Arquiteto/GO

Cozinha / Design de Produtos

Marcos da Cruz Oliveira Rocha - Associação dos Designers de Produto/SP
Rosane Badan – UFG / GO

Artesanato

Fernando Noleto – Analista de Marketing  / GO
Mayra Gauditano– Designer / SP
Edith Lotufo - PUC/GO

Design de Joias e Bijuterias

Eleonora Hsiung - Designer de Joias/GO

Antônio Carlos dos Santos - Designer de Joias/GO

Postagens populares