Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Para desfazer as falácias sobre a lista da OMS


Não é a primeira vez que o “subjetivismo”da lista da OMS é criticado. O próprio relatório da Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluiu o consumo excessivo de carnes processadas como embutidos no Grupo 1, aponta que há  'evidência suficiente' de ligação desses alimentos com câncer.

A questão é que a lista apenas enumera produtos que inspiram cuidado. Este tem sido um ponto sobre o qual  o Instituto Brasileiro do Crisotila tem insistido há muito tempo. No rastro da campanha difamatória que a cadeia produtiva do amianto sofre ao longo dos anos, é comum ouvir que a OMS declarou formalmente que “não existe limite seguro de exposição ao mineral”.

A informação, apesar de incorreta, é espalhada com facilidade. Mas, o fato é que não há qualquer orientação da Iarc ou da OMS no sentido de  atestar que inexiste nível seguro para utilização do amianto crisotila. 

Que a discussão em torno da inclusão de novos produtos na lista do Grup0-1 sirva para desfazer essa falácia. Da mesma forma que a proteína animal tem sido a base da alimentação humana há  milhares de anos - e nem por isso o risco potencial de causar doenças deve servir de justificativa para a proibição de alimentos à base de carne processada -  no caso da fibra mineral do amianto, que é utilizada há cerca de um século para a cobertura de nossos lares, é importante entender que a mineração e a indústria desenvolveram tecnologia para explorar o crisotila dentro do mais estrito controle.  Como as telhas passaram a ser produzidas dentro desses padrões rígidos de segurança, o risco potencial do amianto à saúde do trabalhador e usuário foi totalmente erradicado.

Publicado | 28 de outubro 2015

Postagens populares