Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Contato

Regras do Blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Sindicato pede arquivamento do projeto de banimento


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativistas e Beneficiamento de Minaçu, Adelman Araújo Filho, o Chiru, foi recebido em Brasília pelo senador Paulo Paim (PT-RS), a quem entregou um ofício (foto ao lado) pedindo a retirada de pauta e arquivamento do projeto de lei 030/17 que objetiva banir o uso do amianto crisotila no país. A proposta, conforme expressou o Sindicato, é tão danosa aos trabalhadores e trabalhadoras quanto a propagada reforma da Previdência.

“Em tempos históricos, não podemos nos dar ao luxo de fechar uma atividade genuinamente brasileira, organizada através de leis e decretos federais, consciência e liberdade, conciliando trabalhadores e empregadores”, assinalou o Sindicato no ofício. Chiru estava acompanhado na audiência de Adilson Santana, presidente da Federação Internacional dos Trabalhadores do Amianto Crisotila (FITAC) e vice-presidente Comissão Nacional dos Trabalhadores do Amianto (CNTA).

No documento entregue em mãos ao senador Paim, o Sindicato lembra o fato de ser o segmento dos trabalhadores do crisotila o único a se organizar, discutir e implementar na mineradora e nas fábricas um modelo que garante a saúde no manejo do produto, constituindo uma referência internacional de segurança.

“Ciente de todas as implicações legais, sociais, políticas e econômicas” – acrescenta o documento – “podemos declarar sem nenhuma sombra de dúvida que podemos sim trabalhar com esta atividade de forma segura, saudável, gerando empregos dignos e renda para o nosso Estado”. Ao final, os representantes dos trabalhadores fizeram um convite ao senador para conhecer a realidade dos trabalhadores em Minaçu.

Publicado em 16 de março | 2017

   

Postagens populares